terça-feira, 23 de junho de 2015

{falando de scrap} páginas e álbuns 30x30 by Andrea Albuquerque



olá leitores queridos!!! hoje eu Andréa vou falar um pouco de scrapbook, de como podemos nos iniciar nessa linda e deliciosa arte que eterniza nossas memórias. 
então, vamos tirar nossas fotos do computador e começar a fazer scrap? 
o scrap hoje em dia pode ser feito nas mais variadas formas, maneiras e formatos. na verdade, vamos fazer da forma que mais nos identificarmos. a minha intenção é falar um pouco de cada coisa. 
hoje vou começar com a forma mais tradicional, os álbuns no tamanho 30x30 cm. 






existem várias marcas de álbuns disponíveis no mercado, de nacionais a importadas. uns mais simples e outros de belíssimo design. basicamente, esses álbuns consistem em plásticos no tamanho 30x30 cm, onde serão encaixadas as páginas de scrap que vamos fazer. 
o que acho super legal é que podemos montar nossos álbuns aos poucos, na medida do nosso tempo e ir adicionando as páginas com nossas fotos impressas e nosso toque pessoal. sentar para fazer scrap, para montar um álbum é reviver todos os momentos mais uma vez, uma deliciosa viagem no tempo.
esses álbuns são facilmente encontrados em lojas físicas de artesanato e também lojas on line.
os amantes da cartonagem, ainda podem fazer seus próprios álbuns e deixá-los bem pessoais.
uma outra forma super criativa de guardarmos nossas páginas são nesses guarda papeis. podemos decorá-los e lá guardar nossos plásticos. 

agora vamos a alguns materiais básicos que vamos precisar para fazer nossas páginas:




as colas são itens para os quais devemos dedicar uma atenção especial pois não queremos que nossas fotos sejam danificadas pelo tempo e, se possível, que passem por gerações, não é mesmo? As mídias digitais ficam obsoletas, mas o papel não. por isso devemos escolher as colas específicas para scrapbook, que são livres de ácido e de lignina, não prejudicando nossas fotos.
mais uma vez, temos opções nacionais e importadas disponíveis no mercado. 








as tesouras também são itens muito importantes. é bacana ter uma tesoura bem amolada, de ponta fina e, se possível, anti aderente. mostrei acima opções nacionais e importadas, encontradas facilmente em lojas físicas ou on line. 


com as tesouras decorativas damos aquele toque super especial aos nossos recortes e, com elas, podemos fazer lindos enfeites. 





outros materiais básicos muito importantes são as bases de corte, para proteger a superfície de nossas mesas; fitas adesivas dupla face e réguas metálicas. 
as fitas adesivas dupla face de espuma, são usadas para colar nossos enfeites e dar um aspecto mais tridimensional aos nossos projetos. Já as fitas adesivas dupla face comuns normalmente são usadas em colagens que não desejamos nada úmido, muito utilizadas para colar as fotos. mais uma vez, o melhor é que sejam livres de ácido e lignina. 
as réguas metálicas são excelentes para serem usadas com estilete e, em geral, possuem graduações em centímetros e polegadas. 
todos esses pequenos itens são verdadeiros "must have" para nosso scrap. 

agora, vamos falar um pouquinho das nossas estrelas do scrap? 


as fotos são as grandes estrelas de nossos scraps. mas, os papeis, esses tembém são verdadeiros astros nos nossos trabalhos. são eles que vão servir de base para nossas lindas fotos, como se as abraçassem. por isso devem ter nosso estilo, combinar com o momento da foto, com o clima da foto. 
ele tem que se destacar, sem destronar a foto. ele é seu par!!! 
amo papeis de scrap, tenho uma verdadeira coleção. os meus queridinhos são os texturizados, em especial, os de design da Julia. esse que postei acima é de uma das minhas coleções preferidas, o Kit Mães. 
ele já vem todo coordenado em estampas em cores pasteis, tags, moldurinhas no estilo polaroide, uma coisa de tanta lindeza e fofura. :)




bem, agora que já falamos dos materiais básicos e dos papeis, o que falta para finalizar nossa página de scrap? os enfeites!!!
nesse assunto, as possibilidades são do tamanho da nossa imaginação. hoje vou falar aqui de alguns dos enfeites mais usados em páginas de scrap, como as flores.
existem muitas flores disponiveis no mercado. desde flores especificas para scrapbook até flores vendidas em armarinhos, que são as coisas mais fofas. aliás, quem ama scrap, também ama um armarinho, pois lá encontramos verdadeiros achados para nossos projetos. 
e, não se esqueçam, nós mesmas podemos fazer nossas flores usando papel, fita, sianinha. é possível, encontrar inúmeros tutoriais na internet. 



os furadores, na verdade cortadores de papel com um molde estabelecido, são nossos aliados para facilitar nossa vida e podermos criar vários enfeites fofos para nossas páginas. muitas flores lindas são feitas com a combinação de furadores. eu adoro!!! :)



quem conhece um pouquinho do meu trabalho de scrap, sabe o quanto amo botões. não sei entrar em um armarinho e sair sem um saquinho de botões novos. eles dão um toque de fofura, um jeito "handmade" e um dinamismo e movimento que adoro!!! :)


carimbos, outro item que tenho verdadeira paixão. com alguns carimbos, também criamos nossos próprios enfeites e personalizamos nossas páginas.
as técnicas para se usar carimbos são inúmeras e deliciosas de serem aplicadas. fiquem de olho nas nossas postagens. em breve vamos trazer técnicas super gostosas para fazermos lindas carimbadas. :)




os adesivos ou stickers também são queridinhos do scrap. tem uma infinidade disponível, tanto nacionais como importados. são ótimos pela sua praticidade e lindos também. é possível encontrar adesivos específicos para o tema da sua página, como "amor", "viagem", "bebê", "família", "amizade", uma variedade enorme, que em uma breve busca na internet vocês já terão uma noção. 
eu, particularmente, adoro stickers. :)

agora, vamos ver mais algumas pagininhas prontas?




nessas páginas usei meus queridinhos papeis by Julia Cotrim, alguns recortes, carimbos, um pouquinho de tinta, enfeites de armarinho, furador,  flores de resina encontradas em lojas de artesanato. 
enfim, usei uma combinação dos itens que mostrei acima, sempre buscando destacar ainda mais as minhas fotos.

espero que curtam esse nosso papo sobre scrap e fiquem de olho pois o mundo do scrap é encantador e, em breve, mostraremos mais ideias para tirarmos nossas fotos do computador de uma forma lúdica e deliciosa. 

4 comentários:

Julia Cotrim disse...

um espetáculo de matéria Amora querida! tudo muito bem explicado, materiais que não podem faltar para quem vai iniciar no mundo do scrap super bem demonstrado, tudo falado de forma simples e concisa mas sem deixar de mencionar o importante para nossas queridas leitoras novatas no mundo do scrap. parabéns! :)

Andrea disse...

Que bom que gostou Amora!!!!! Feliz, feliz!!! <3

Unknown disse...

Adorei a matéria, explica muito bem o que vc necessita para começar a fazer Scrap.

Julia Cotrim disse...

que legal que você gostou Rose! obrigada por sua visita! 😊